A informação aqui disponível não dispensa a consulta do Edital de Concurso de Acesso Mestrados do IPCA.
» Período de candidaturas
- 1ª Fase: 21 de abril a 15 de maio
- 2ª Fase: 30 de junho a 15 de setembro
» Resultados das candidaturas
- 1ª Fase: Até 5 de junho
- 2ª Fase: Até 27 de setembro
» Vagas
- 1ª fase: 12 vagas
- 2ª fase: 15 vagas
» Processo de candidatura
1º Passo – Efetuar um registo AQUI. Os candidatos que foram ou são estudantes do IPCA não podem utilizar as credenciais de estudante, tendo de criar um novo registo.
2º Passo – Escolher o(s) mestrado(s) a que pretende candidatar-se, por ordem de preferência. Em cada candidatura podem ser selecionados até dois (2) cursos de mestrado.
3º Passo – Após validação do registo, preencher todos os campos do Boletim de Inscrição, apresentado no portal de candidaturas do IPCA, e submeter os documentos indicados no ponto 3.2 do Edital de Concurso de Acesso Mestrados IPCA 2023/24 , de acordo com a situação de cada candidato, preferencialmente em formato pdf (são aceites formatos de imagem, desde que compactados. O tamanho máximo suportado para cada anexo é 1024Kb), nomeadamente:
» Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata com classificação por disciplina e média final. No caso dos estudantes finalistas o histórico escolar das unidades curriculares efetuadas até ao momento da candidatura, com as respetivas classificações e média atual. Os estudantes do IPCA têm este documento disponível na plataforma SIGA. Os candidatos finalistas colocados constam na lista de resultados com a indicação de ‘Colocado condicionalmente – finalista’.
» Currículo académico, científico e profissional, discriminando separadamente cada uma destas componentes, informação acerca de formação contínua, de preferência organizado na ótica dos critérios de seleção e seriação referidos no anexo II do Edital de Concurso de Acesso Mestrados IPCA 2023/24. Apenas serão consideradas na avaliação curricular as referências incluídas no currículo devidamente comprovadas;
» Portefólio académico e/ou profissional. No caso de não conseguires adicionar o portfólio no portal académico podes remetê-lo para o email do Mestrado (mdd@ipca.pt), no assunto deves identificar o n.º de candidatura, por exemplo “Portfólio candidato(a) MDD 245”
» Outros documentos que o/a candidato/a entenda relevantes.
Nota: Os estudantes do IPCA podem aceder ao seu histórico escolar no SIGA. O estudante deverá entrar no sistema em ‘Consulta de notas’ e imprimir o documento que indica as classificações obtidas em cada unidade curricular e a média à data da candidatura.
4º Passo – Efetuar o pagamento da taxa de candidatura.
Atenção todos os estudantes admitidos e colocados que não tenham apresentado o certificado de habilitações com classificação por disciplina e média final, para realizarem matrícula têm de o apresentar, impreterivelmente até ao último dia de matrículas da fase em que foi admitido, cfr indicado no Edital de Concurso de Acesso Mestrados IPCA 2023/24.
A Comissão Científica do mestrado pode, ainda, solicitar ao candidato os documentos originais para análise.
O processo de candidatura, uma vez encerrado o concurso, ficará na posse da ESD.
» Seleção, seriação e ordenação dos Candidatos
Os candidatos serão selecionados e seriados pela Comissão Cientifica do Mestrado nos termos fixados no Anexo II do Edital de Concurso de Acesso Mestrados do IPCA.
» Taxa Candidatura
Pela candidatura é devida uma taxa fixada no Edital de Concurso de Acesso Mestrados do IPCA.
A taxa é paga via multibanco, cuja referência é gerada pelo sistema após submissão da candidatura.
A candidatura só será considerada válida após validação do processo pelos Serviços Administrativos da ESD e confirmação do pagamento da taxa.
» Matrícula e Inscrição
Os candidatos colocados serão contactados via e-mail pela Divisão Académica para procederem à realização da matrícula.
» Funcionamento do Curso
O Curso funcionará nas instalações da ESD no Campus do IPCA, em regime pós-laboral, 3 dias por semana, podendo funcionar, também, ao sábado de manhã,
As atividades letivas prevêem-se iniciar até 30 de outubro.
The information available here does not dispense Reading the Notice of Access Masters IPCA
» Application period
- 1.ª Phase: April 21st to May 15th
- 2.ª Phase: June 30th to September 15th
» Results of applications
- 1.ª Phase: Until June 5th
- 2.ª Phase: Until September 27th
» Admissions
» Documents required for the application
- Step 1 – Register on the IPCA application platform HERE.
- Step 2 – Choose the master’s degree(s) to which you want to apply, in order of preference. In each application can be selected up to two master’s courses
- Step 3 – After validation of the registration, fill all the fields of the Registration and submit the documents indicated in point 4.2 the Notice of Access Competition Masters IPCA, according to the situation of each candidate, attach documents, preferably in pdf format (image formats are accepted as long as compressed. The maximum supported size for each attachment is 1024Kb):
-
- Identification Statement
- Document proving the title of the qualification with which it applies with classification by discipline and fine average
- Academic, scientific and professional curriculum, separately discriminating each of these components, information about continuing education, preferably organized from the perspective of selection and serialization criteria
- Academic and/or professional portfolio
- Other documents which the applicant deems relevant
- Copy of the document proving legal residence in Portugal for more than two years, uninterruptedly, on 1 January 2023, for foreign students who are not nationals of a Member State of the European Union (the residence permit for study does not fall to the counting of this period
- Step 4 – Pay the application fee.After making the respective payments, proof of payment must be sent to the email esd@ipca.pt and international@ipca.pt.
The Scientific Commission of the Master’s degree may also request the applicant for the original documents for analysis.
The application process, once the tender has ended, will be in the possession of ESD.
» Selection and ordering of Candidates
Candidates will be selected and serialised by the Scientific Committee of the Master in accordance with the Annex of the Notice of Access Masters IPCA 2023/2024
» Application Fee
can be paid through:
PayPal.
ATM network – payment of services, using for this purpose the ATM reference generated in the online system..
After making the respective payments, proof of payment must be sent to the email esd@ipca.pt and international@ipca.pt.
The application will only be considered after validation of the process by ESD’s administrative services and confirmation of payment.
The amount of the application fee is not refundable whatever the plea relied on, except in the case of non-functioning of the Master’s degree for lack of a minimum number of entries.
» Registration
The candidates placed will be contacted via e-mail by the Academic Division to carry out the registration.
» Course
The Course will operate on a post-work basis, 3 days a week, and may also operate on Saturday morning, on the IPCA Campus.
The teaching activities are expected to start by October 30.
» Reingresso
- Podem requerer reingresso os estudantes do IPCA que:
» Tenham estado matriculados e inscritos num determinado curso de mestrado (e no mesmo ramo, quando aplicável), ou em curso que lhe tenha sucedido;
» Não tenham estado matriculados e inscritos no ano letivo 2023/24, exceto se a sua matrícula e inscrição foi anulada;
» Os estudantes cuja matrícula e inscrição não tenha prescrito.
- Os pedidos de reingresso são apresentados AQUI, mediante preenchimento online da informação solicitada.
Notas:
É condição para a aceitação do pedido de reingresso que o estudante tenha a propina anterior e respetivas taxas regularizadas, ou se encontre em regularização de qualquer dívida através de plano especial de pagamento;
Não é possível o reingresso para cursos que estejam descontinuados ou que no ano letivo 2023/24 não abram vagas
» Prazos Reingresso
- 1.ª fase: a definir
- 2.ª Fase: a definir
» Taxa candidatura
a definir
» Conditions of re-entry
- IPCA students may be re-entered who:
» have been enrolled and enrolled in a particular master’s course (and in the same branch, where applicable), or in progress that has succeeded it;
» Have not been enrolled and enrolled in the 2023/24 school year, unless their registration and registration has been cancelled.
» students whose enrolment and enrolment has not been prescribed.
» It is a condition for the acceptance of the re-entry request that the student has the previous tuition and its regularized fees, or is in regularization of any debt through a special payment plan. It is not possible to re-enter courses that are discontinued or that in the 2023/24 school year do not open vacancies.
» Application period
- 1.ª Phase: to be defined
- 2.ª Phase: to be defined
» Application Fee
to be defined