Apresentação

A Escola Superior de Design (ESD) é a mais recente das três unidades orgânicas de ensino e  investigação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Integra-se na rede de ensino superior público politécnico e encontra-se, atualmente, sediada no Campus do IPCA, em Barcelos.

Paineis 1x1

Vocacionada para o ensino superior  do design e para a investigação aplicada nesta área, inicia a sua atividade científica e pedagógica no presente ano letivo de 2015/2016, oferecendo Cursos de 1.º e 2.º ciclo e Cursos Técnico Superiores Profissionais.

Com um corpo docente jovem, em constante formação, e dotada de salas de aula, oficinas e laboratórios com tecnologia atual, criam-se condições para a concretização de atividades transversais e específicas, permitindo aos seus estudantes experimentar, testar e produzir de forma acompanhada pelos professores. Uma Escola jovem, geradora de ideias, que incute aos seus estudantes e professores a noção de que o esforço e o saber fazer bem, tornam o seu projeto científico e formativo uma referência no campo do design em Portugal.

Paineis 1x1

  • Missão

    A ESD assume como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estimular a criação cultural, a investigação e a pesquisa aplicadas e fomentar o pensamento reflexivo e humanista, proporcionando áreas de conhecimento para o exercício de atividades profissionais.

    Visão
    Produção e difusão do conhecimento e da criatividade.

    Valores
    Transparência | Credibilidade | Ética | Mérito e Inovação

  • A Escola Superior de Design inicia a sua atividade pedagógica no ano letivo de 2015/2016, nascendo da autonomização do Departamento de Design em funcionamento no IPCA desde 2005. No presente, em Barcelos, a ESD oferece dois cursos de licenciatura – Design Gráfico (laboral e pós-laboral) e Design Industrial e dois cursos de mestrado – Ilustração e Animação (MIA) e Design e Desenvolvimento do Produto (MDDP). Oferece ainda o Curso Técnico Superior Profissional em Design do Calçado no polo de Guimarães.

    A ESD nasce da estratégia IPCA de ligação às empresas e indústria da região.
    Através do Design, o IPCA pretende aumentar as relações de parceria com o tecido industrial da região potenciando a inovação e aumentando a competitividade no mercado global. O Design permite alavancar o crescimento das empresas ao longo da cadeia de valor, permite às indústrias desenvolver marcas próprias e crescer de forma sustentável.

    Para o sucesso do Design IPCA contribuíram e contribuem os seus estudantes que com a sua tenacidade e capacidade de trabalho vêm permitindo uma excelente colaboração na transmissão e aquisição de competências; contribuíram e contribuem os professores altamente qualificados e com larga experiência de ensino e investigação, assim como reconhecidos na prática profissional, contribuem ainda os funcionários IPCA com a sua capacidade de cooperação, competência e trabalho de equipa.

    A Escola conta com Laboratórios altamente equipados ao nível do Desenvolvimento do Produto e dos Audiovisuais o que permite uma capacidade de resposta excelente ao nível da investigação aplicada e relação com o meio empresarial.

    A Direção da ESD dá as boas vindas a todos os novos estudantes e saúda os licenciados e mestres dos seus cursos, que, afinal, são quem faz escola e nos transporta para o exterior, nacional e internacional.

    Bem hajam!

    Paula Tavares
    Diretora da ESD