Mestrado em Ilustração e Animação

O mestrado em Ilustração e Animação  (MIA) é o único mestrado a nível nacional que reúne duas áreas emergentes, a Ilustração e a Animação, de forma multidisciplinar e respondendo assertivamente às necessidades do mercado atual e global.

Tendo por base a comunicação visual, da vertente artística à vertente comercial, pretende oferecer uma formação completa, na qual os formandos possam optar pelo desenvolvimento de um projeto final coerente com as suas competências e preferências, seja ao nível da ilustração ou da animação, ou ainda em ambas, construindo um projeto ambivalente.

É um mestrado reconhecido e premiado tanto ao nível da ilustração como da animação, por editoras internacionais e festivais de cinema de animação respetivamente.

Enquanto mestrado de ensino politécnico aposta no contacto com os autores e profissionais de mercado, sendo que, além do corpo docente altamente especializado na área, todos os anos oferece um conjunto de seminários de excelência.

• Regime e local de funcionamento dos cursos

O MIA funcionará em regime presencial nas instalações da ESD em horário laboral.

O plano de estudos do MIA tem a duração de 4 semestres e está estruturado de forma a garantir uma formação sólida nas áreas da ilustração e dos audiovisuais. No final os estudantes deverão desenvolver uma dissertação ou trabalho de projeto no âmbito de uma ou mais áreas científicas dominantes do curso.

A obtenção do grau de Mestre em Ilustração e Animação, implica o aproveitamento nas unidades curriculares que constituem o curso, num total de 120 ECTS.

• Saídas Profissionais

Mestre em Ilustração e Animação está habilitado para trabalhar em áreas como:

•  Ilustração editorial;
    •  Ilustração científica;
    •  Ilustração infantil;
    •  Ilustração infográfica;
    •  Desenho de Personagens;
    •  Realização;
    •  Cinema de Animação;
    •  Produção audiovisual;
    •  Edição vídeo;
    •  Artes Visuais.
  • Destinatários

Licenciados nas diferentes áreas do Design, das Artes Plásticas, da Multimédia e áreas afins.

• Propina

A propina é fixada anualmente no Edital do respetivo Concurso de Acesso aos Mestrados do IPCA.

A propina pode ser paga em prestações.

Para saber mais informações sobre a propina consulte a página online da Divisão Académica – IPCA

• Ação Social

No IPCA, os estudantes podem beneficiar de um conjunto de serviços que os apoiam ao longo de todo o percurso académico.

› Bolsas de estudo

› Auxílio de emergência

› Acesso à alimentação (cantina e Bares)

› Acesso a serviços de saúde

› Gabinete de Psicologia

› Apoio a atividades culturais e desportivas

› Transporte

› Apoio ao nível de alojamentos certificados pelos SAS (elo de ligação entre proprietários e estudantes)

Bolsas de Estudo

Os estudantes que frequentam cursos de mestrado têm acesso aos apoios sociais concedidos pelo Estado Português, nomeadamente, a possibilidade de receberem uma Bolsa de Estudo.

A Bolsa de Estudo permite comparticipar o estudante nas despesas com a frequência do mestrado, nomeadamente, com a propina, alimentação, transporte, material escolar e alojamento, sempre que o mesmo não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

Valor

O valor da bolsa é variável, de acordo com a situação sócioeconómica do agregado familiar.

Ficam todos os interessados convidados a dirigir-se aos Serviços de Ação Social do IPCA para receberem informações mais detalhadas, podendo também obter uma simulação do valor da Bolsa de Estudo.

Para mais informações  consulta a página on-line dos Serviços de Ação Social do IPCA,  ou através dos  contactos de Email bolsasip@ipca.pt ou pelo telefone 253 80 25 03.

• Candidaturas

• Estrutura curricular

Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Narrativas Visuais AV 4
    S1 Métodos e Técnicas de Representação Des 5
    S1 Ilustração I Des 5
    S1 Estudo e Desenvolvimento de Personagens Des 5
    S1 História da Ilustração e Animação Des 4
    S1 Animação 2D AV 7
    S2 Laboratório de Som e Imagem Des 4
    S2 Teorias da Imagem AV 4
    S2 Ilustração II Des 6
    S2 Modelação e Animação 3D AV 8
    S2 Escrita Criativa AV 4
    S2 Seminários em Ilustração e Animação Des 4

AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Empreendedorismo e Inovação GE 4
    S1 Metodologias de Investigação em Imagem Des 6
    S2 Dissertação/Trabalho de Projeto/ Estágio Des/AV 50

AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

Consulta  a  estrutura curricular e plano de estudos do MIA.

Os estudantes que requerem a readmissão devem consultar e as respectivas  regras integração no mestrado.

• Mais informações

Direção de Curso

Prof.ª Marta Madureira

E-mail: mia@ipca.pt