O desafio partiu da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1, que desafiou a ESD a desenvolver uma intervenção artística no mural interior na zona do recreio escolar. De imediato, os estudantes aceitaram o repto e, entre julho e setembro, dinamizaram uma ação participativa e de cocriação com toda a comunidade educativa – em especial com as crianças, principais utilizadoras do espaço.
O processo incluiu workshops criativos, nos quais as crianças exploraram ideias, cores e formas, contribuindo ativamente para o desenho final do mural. A iniciativa terminou em setembro, permitindo que a escola iniciasse o novo ano letivo já com um novo espaço cheio de alegria para as brincadeiras.
A ação integrou-se no projeto +VALOR IPCA e contou com a equipa de voluntariado composta pelos estudantes do MIA Ana Pinheiro, Daniela Sanz, Francisco Sousa, Gonçalo Torres, Joana Gonçalves, Luana Gonçalves, Rafael Tavares, Tânia Martins, Carolina Silva e Francisca Rocha, e ainda com a colaboração de Gustavo Sanz e Dinis Rocha.