Inaugurou no passado dia 4 de abril a exposição “A obra gráfica de José Veiga na Semana Santa de Braga – Observação e Reinterpretação”, com curadoria da Escola Superior de Design do IPCA. Esta exposição tem como propósito fundamental expor criativamente o Mestre Veiga, artista gráfico de Braga do qual se assinala em 2025 o centenário do seu nascimento, à interpretação da futura geração de designers permite explorar a sua relevância no contexto atual, destacando técnicas, influências e mensagens visuais.
Nestas novas interpretações criativas da obra do Mestre Veiga nas Solenidades da Semana Santa de Braga, em paralelo com a apresentação do espólio (original e/ou reprodução digital de arquivo), a exposição apresenta uma dimensão da reinterpretação, por estudantes da Escola Superior de Design, da sua obra por meio de novas abordagens, como a ilustração, a experimentação digital e novas leituras conceptuais. Este conhecimento não apenas fortalece a valorização da cultura local, associada a um evento fundamental como as Solenidades da Semana Santa em Braga, mas também inspira novas abordagens criativas enraizadas numa herança cultural autêntica e com uma profunda ligação à tradição visual da cidade de Braga.
A exposição é resultado do envolvimento de quase cem estudantes, das licenciaturas em Design Audiovisual e Design Gráfico. A exposição está patente até 3 de maio, no Palácio do Raio, em Braga.
Fotos @ Município de Braga