1.ª Edição da DESIGN COMMIT 2024 – Conferência Internacional sobre Design e Indústria

A 1.ª Edição da DESIGN COMMIT 2024 - Conferência Internacional sobre Design e Indústria, vai decorrer dos dias 20 a 22 de maio de 2024.

Call for Papers: 30 de Novembro de 2023

Esta edição será organizada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA ULisboa), em parceria com a Escola de Design (ESD) do Instituto Politécnico de Cávado e Ave (IPCA), o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e o grupo de Investigação OIKOS do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), a Escola de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e o grupo de Investigação Rethink. E tem a coordenação científica do grupo Research & Education in Design (REDES), que pertence ao Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) em Lisboa.

Esta primeira edição tem como objetivo ser um evento internacional, composto por uma ampla variedade de sessões plenárias, reunindo investigadores,  académicos, designers, empresas tecnológicas de alta expansão, empresas emergentes, associações empresariais e entidades políticas, com o objetivo de promover e desenvolver ativamente uma reflexão conjunta, numa  troca científica transdisciplinar, que potencialize a inovação por meio do Design e da Indústria para um futuro melhor e com uma visão estratégica.

Um conjunto de tópicos que abordam os desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental é proposto para a conferência, abrindo caminho para alcançar as metas das agendas de 2030.

Esta conferência visa explorar modelos que priorizem uma economia pós-crescimento, com princípios modernos, eficientes em termos de recursos, inteligentes, sustentáveis e inclusivos, focados na melhoria da saúde e da educação humana, na promoção do conhecimento e na colaboração intersetorial e numa sociedade digital para todos. E, dessa forma, contribuir para a transição de um futuro mais sustentável, equitativo e resiliente que considere o bem-estar das pessoas e do planeta.

No meio de pandemias, guerras e desastres ambientais, os designers e as indústrias foram forçados a imaginar um mundo em que a única maneira de avançar para o futuro é olhar para trás. O Design e a Indústria precisam compreender o papel que podem desempenhar na remoção dos obstáculos ao progresso social e trabalhar juntos para criar sociedades mais saudáveis.

Mais informações em: https://designcommit.pt