Maria João Lopes Guerreiro Félix

Instituição que confere o Grau
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Título da tese
CONTRIBUTOS PARA UMA VIS�?O ESTRAT�?GICA DA INVESTIGA�?�?O NA ÁREA DO DESIGN EM PORTUGAL
Data Conclusão

Centros de investigação

• ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura.
  • CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
Link ORCID
Currículo Resumido
MARIA JO�?O LOPES GUERREIRO F�?LIX, vive e estuda em Lisboa onde fez diversas formações até ao ingresso na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
Em 1998 concluiu a licenciatura em Design com a especialidade em Equipamento e inicia, nesse mesmo ano, a sua atividade como Designer Industrial na indústria do mobiliário.
Em 2006 concluiu o Mestrado em Design Industrial, realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, com uma tese intitulada �??Comportamentos e Interações do Design�?�.
Nesse mesmo ano inicia a carreira docente no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos, lecionando nos cursos de Design Industrial e Design Gráfico.
�? Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa desde 2013, com uma tese que se intitula �??Contributo para uma visão estratégica da investigação na área do Design em Portugal�?�. �? membro do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e membro do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura.
�? Professora Adjunta da Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (ESD/IPCA) e presentemente é Diretora do Departamento de Design Industrial e do Produto, Diretora do Curso de Mestrado em Design e Desenvolvimento do Produto, Coordenadora da Área Científica de Design Industrial, membro do Conselho Técnico Científico, membro do Conselho Pedagógico.
Foi durante vários anos Diretora do Curso de Design Industrial e Coordenadora da Comissão de Avaliação e Qualidade da Escola Superior de Tecnologia e Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos.
Foi também membro de Comissões Científicas de Conferências como a D_TEX Textile Design Conference 2017, 1st International Conference in Textiles, Identity and Innovation, a 5th EIMAD (5th EIMAD - Intersections �?? Relations between research and teaching of design and music.), a SEGAH 2017 CFP 5TH IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON SERIOUS GAMES AND APPLICATIONS FOR HEALTH, a SEGAH 2014 - 3rd International Conference on Serious Games and Applications for Health, SeGAH 2014.
Foi membro da Comissão Organizadora do 6º CIPED_ Congresso Internacional de Pesquisa em Design da VIDEOJOGOS 2014 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos.
Participa na orientação e arbitragem de trabalhos e projetos de investigação e na lecionação Unidades Curriculares de 2º ciclo e de 3º ciclo. �? responsável por grupos e comissões académicas, onde se incluem as de avaliação institucional, com apresentação de relatórios, provas públicas, comissões para criação de cursos.
Tem ainda publicações em revistas científicas com revisão por pares, bem como capítulos de livros.
Interesses de investigação
Investigar em Design; Investigar para o Design; Investigar através do Design; História da Investigação em Design; Estudo dos Doutoramentos em Design realizados em Portugal; Estudo dos Centros de Investigação em Design em Portugal; Investigação em Design em Portugal; Comportamentos e Interações do Design