Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo

O Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo, é um mestrado profissional que  tem como objetivo complementar a formação adquirida num primeiro ciclo de estudos em diversas áreas de Engenharia ou Design Industrial/Produto, transmitindo aos estudantes competências muito focadas na tecnologia de impressão 3D, que tem vindo a ganhar uma importância e relevância industrial significativas.

No curso serão aprofundados conhecimentos de Modelação3D (tridimensional) paramétrica associada ao fenómeno emergente da impressão 3D na prática industrial, nomeadamente os paradigmas do Design para Fabrico Aditivo (DFAM), uma área emergente e com enorme relevo industrial.

  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    O MM3DFA funcionará em regime presencial nas instalações da ESD, no Campus do IPCA, em horário pós-laboral. Apenas uma parte da formação prática será diurna, pelas regras laborais nas empresas parceiras.

    O plano de estudos do MM3DFA tem a duração de 2 semestres e está estruturado de forma a complementar a formação adquirida num primeiro ciclo de estudos em diversas áreas de Engenharia ou Design Industrial/Produto através de métodos de aprendizagem prática, com uma significativa componente laboratorial. No final os estudantes deverão desenvolver um trabalho de projeto industrial em uma ou mais áreas científicas dominantes do curso.

    A obtenção do grau de Mestre em Modelação 3D e Fabrico Aditivo, implica o aproveitamento nas unidades curriculares que constituem o curso, num total de 60 ECTS.

  • Saídas Profissionais

    O Mestre em Modelação 3D e Fabrico Aditivo está habilitado para trabalhar em áreas como:

    › Engenharia

    › Design Industrial

    › Design Produto

     

  • Destinatários

    Podem candidatar-se ao mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo (M3DFA):

    a1) titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Engenharia, Design de Produto, ou Design Industrial, e áreas afins;
    a2) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico, nas mesmas áreas de a1) e afins;
    a3) detentores de currículo académico, científico ou profissional, cuja capacidade seja reconhecida pelo CTC da Escola, nas áreas referidas em a1).
    b) Detentores de experiência profissional mínima de 5 anos nas áreas de a1) e afins, devidamente comprovada.
    Os candidatos serão avaliados e seriados considerando a sua formação curricular e a natureza e relevância da sua experiência profissional.
    São necessários conhecimentos de leitura e interpretação de desenho técnico de construções mecânicas.

  • Propina

    Pela matrícula e inscrição no Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo (M3DFA) há lugar ao pagamento de propina, a fixar no Edital de abertura de concurso de candidatura.

     

    Mais informações sobre propinas e taxas em:

    Divisão Académica

  • Ação Social

    No IPCA, os estudantes podem beneficiar de um conjunto de serviços que os apoiam ao longo de todo o percurso académico.

    › Bolsas de estudo

    › Auxílio de emergência

    › Acesso à alimentação (cantina e Bares)

    › Acesso a serviços de saúde

    › Gabinete de Psicologia

    › Apoio a atividades culturais e desportivas

    › Transporte

    › Apoio ao nível de alojamentos certificados pelos SAS (elo de ligação entre proprietários e estudantes)

     

    Bolsas de Estudo

    Os estudantes que frequentam cursos de mestrado têm acesso aos apoios sociais concedidos pelo Estado Português, nomeadamente, a possibilidade de receberem uma Bolsa de Estudo.

    A Bolsa de Estudo permite comparticipar despesas com a frequência do mestrado, nomeadamente, com a propina, alimentação, transporte, material escolar e alojamento, sempre que o mesmo não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

     

    Valor

    O valor da bolsa é variável, de acordo com a situação sócioeconómica do agregado familiar.

    Os interessados podem dirigir-se aos Serviços de Ação Social do IPCA para receberem informações mais detalhadas, podendo também obter uma simulação do valor da Bolsa de Estudo.

    Para mais informações contacte os Serviços de Ação Social do IPCA  através da sua página on-line,  email bolsasip@ipca.pt ou pelo telefone 253 80 25 03.

  • Candidaturas

    A informação aqui disponível não dispensa a consulta do Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais IPCA 2023/24.

     

    » Período de candidaturas

    • 1ª Fase: 21 de abril a 15 de maio
    • 2ª Fase: 30 de junho a 15 de setembro

    » Resultados das candidaturas

    » Vagas

    • 1ª fase: 15
    • 2ª fase: sobrantes da 1ª fase

    » Processo de candidatura

     1º Passo – Efetuar um registo  AQUI. Os candidatos que foram ou são estudantes do IPCA não podem utilizar as credenciais de estudante, tendo de criar um novo registo.

    2º Passo – Escolher o(s) mestrado(s) a que pretende candidatar-se, por ordem de preferência. Em cada candidatura podem ser selecionados até dois (2) cursos de mestrado.

     3º Passo – Após validação do registo, preencher todos os campos do Boletim de Inscrição, apresentado no portal de candidaturas do IPCA, e submeter os documentos indicados no ponto 4 do Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais do IPCA 2023/24 , de acordo com a situação de cada candidato, preferencialmente em formato pdf (são aceites formatos de imagem, desde que compactados. O tamanho máximo suportado para cada anexo é 1024Kb), nomeadamente:

    » Declaração de identificação;
    » Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata com classificação por disciplina e média final;
    » Currículo académico, científico e profissional, discriminando separadamente cada uma destas componentes, informação acerca de formação contínua, de preferência organizado na ótica dos critérios de seleção e seriação referidos no anexo 8 do Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais IPCA 2023/24.  Apenas serão consideradas na avaliação curricular as referências incluídas no currículo devidamente comprovadas;
    » Portefólio académico e/ou profissional. No caso não conseguires adicionar o portfólio no portal académico podes remetê-lo para o email do Mestrado (m3dfa@ipca.pt), no assunto deves identificar o n.º de candidatura, por exemplo “Portfólio candidato(a) M3DFA 245”
    » comprovativo de experiência profissional mínima de 5 anos;
    » Outros documentos que o/a candidato/a entenda relevantes;
    » Se aplicável, cópia do documento comprovativo de residência legal em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro de 2023, para os estudantes estrangeiros que não sejam nacionais de um Estado Membro da União Europeia (a autorização de residência para estudo não releva para a contagem deste prazo).

    4º Passo – Efetuar o pagamento da taxa de candidatura.

    A Comissão Cientifica do mestrado pode, ainda, solicitar ao candidato os documentos originais para análise.

    O processo de candidatura, uma vez encerrado o concurso, ficará na posse da ESD.

     

    » Seleção, seriação e ordenação dos Candidatos

    Os candidatos serão selecionados e seriados pela Comissão Cientifica do Mestrado nos termos fixados no Anexo II do Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais do IPCA 2023/24.

     

      » Taxa Candidatura

    Pela candidatura é devida uma taxa fixada no Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais do IPCA 2023/24.

    A taxa é paga via multibanco, cuja referência é gerada pelo sistema após submissão da candidatura.

    A candidatura só será considerada válida após validação do processo pelos Serviços Administrativos da ESD e confirmação do pagamento da taxa.

     

    » Matrícula e Inscrição

    Os candidatos colocados serão contactados via e-mail pela Divisão Académica para procederem à realização da matrícula.

     

    » Funcionamento do Curso

    Os cursos funcionarão nas instalações do IPCA em Braga, com algumas sessões em Barcelos sempre que implique a utilização de laboratórios e outras sessões nas empresas.

    As atividades letivas prevêem-se iniciar em março.

  • Objectivos

    O Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo está organizado de forma a aprofundar conhecimentos de Modelação 3D (tridimensional) paramétrica associada ao fenómeno emergente da impressão 3D na prática industrial, nomeadamente os paradigmas do Design para Fabrico Aditivo (DFAM).Pretende-se, também, garantir que os formandos conheçam as principais tecnologias de impressão 3D e como os respetivos equipamentos operam.

    A metodologia de ensino é, essencialmente, ativa através de uma aprendizagem prática e experimental, com uma significativa componente oficinal/laboratorial, proporcionando a participação e a autonomia dos formandos.

    Os objetivos de aprendizagem são:

    • Modelação 3D paramétrica.
    • Modelação com base em superfícies.
    • Etapas da preparação de modelos para impressão e evitar problemas comuns na impressão 3D.
    •  DFAM (Design for Addictive Manufacturing).

    O Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo é um mestrado focado numa área emergente, onde a indústria começa a necessitar de profissionais altamente especializados, e em que não existem já formações adequadas. Não pretende conferir competências básicas nem em desenho técnico nem em modelação 3D mas construir sobre essas competências para a vertente da impressão 3D. Assim, a componente letiva é intensiva durante 1 semestre, no qual são abordadas as temáticas que os alunos necessitam para evoluir das competências básicas assumidas como requisitos para as abordagens de foco do ciclo de estudo.

  • Condições de acesso

    Podem candidatar-se ao mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo (M3DFA):

    a1) titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Engenharia, Design de Produto, ou Design Industrial, e áreas afins;
    a2) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico, nas mesmas áreas de a1) e afins;
    a3) detentores de currículo académico, científico ou profissional, cuja capacidade seja reconhecida pelo CTC da Escola, nas áreas referidas em a1).
    b) Detentores de experiência profissional mínima de 5 anos nas áreas de a1) e afins, devidamente comprovada.
    Os candidatos serão avaliados e seriados considerando a sua formação curricular e a natureza e relevância da sua experiência profissional.
    São necessários conhecimentos de leitura e interpretação de desenho técnico de construções mecânicas.

  • Estrutura curricular

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Fundamentos de Design de Produto DI 3
    S1 Design para Impressão 3D DI 4
    S1 Princípios de Modelação 3D DP 5
    S1 Modelação 3D Avançada DP 6
    S1 Preparação de Modelos para Impressão 3D DP 3
    S1 Arquitetura, Afinação e Manutenção de Impressoras 3D EPS 3
    S1 Projeto e Prática de Impressão 3D DI 6
    S2 Projeto Industrial DP/DI 30

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Grau ou diploma: Mestre

    Área científica predominante: Desenvolvimento de Produto

    Número de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 60

    Duração normal do ciclo de estudos: 1 ano

    O Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo está organizado em 2 semestres. O 1.º semestre é constituído por 7 unidades unidades curriculares; o 2.º semestre com a unidade de “Projeto Industrial”  com uma abordagem de conteúdos de métodos de trabalho de projeto e métodos de investigação para habilitar os estudantes para o exercício de investigação industrial aplicada.

    Estrutura curricular e plano de estudos dm mestrado profissional em Modelação 3D e Fabrico Aditivo, publicado no Diário da Republica

  • Mais informações

    Direção de Curso:

    Prof.º Ricardo Simões

    E-mail: m3dfa@ipca.pt

    Telefone: 253 802266

     

  • Avaliação/Acreditação

     

    Acreditação

    Estado: Acreditado

    Nº de anos de acreditação: 3

    Data da Publicação:  16-05-2022

    Registo

    Estado: Registado

    Número Registo: R/A -Cr 82/2022