O conceito de marca é construído cada vez mais como identidade abrangente e digital, tornando-se essencial para o sucesso das empresas e organizações em todas as áreas. O design de identidade e branding também evoluiu neste contexto digital e apresenta novas formas de comunicar com públicos e mercados, as quais são mais envolventes e dinâmicas.
A Escola Superior de Design do IPCA, reconhecendo a importância da qualificação sólida nesta área, idealizou a Pós-Graduação em Digital Branding.
A Pós-Graduação em Digital Branding consiste numa formação especializada no campo da comunicação digital, em particular no universo do branding digital, explorando temas e estratégias atuais para fortalecer a presença online das marcas.
-
Regime e local de funcionamento dos cursos
O curso de Pós-Graduação em Digital Branding funciona em regime b-learning (presencial + online) em horário pós-laboral, nas instalações da Escola Superior de Design.
-
Destinatários
A Pós-Graduação em Digital Branding destina-se a todos os detentores de graduação, que procuram uma formação na área de identidade e branding digital, adequada à sua atividade profissional ou integração no mundo de trabalho, nomeadamente:
– Designers, nas várias áreas do design;
– Profissionais nas áreas da comunicação, multimédia e marketing;
– Empresários e empreendedores;
– Destina-se, também, a pessoas com formação noutros domínios que pretendam obter conhecimentos na área que esta contempla, como mais-valia de enriquecimento profissional.
-
Propina
O valor da propina é fixada anualmente e disponível no Edital de abertura de Concurso/Candidaturas aos cursos de pós-graduação do IPCA publicitado na página Estudar (ipca.pt)
-
Candidaturas
Candidaturas abertas até 30 de agosto em IPCA – Estudar (ipca.pt).
Os candidatos colocados serão contactados por e-mail pela Divisão Académica do IPCA para proceder à matrícula, que será on-line.
Lista Resultados Pós-graduação Digital Branding, 2024/25-1.ª fase
-
Objectivos
A Pós-Graduação em Digital Branding é uma formação especializada que visa dotar os participantes de conhecimentos e competências no âmbito do design de identidade digital e da importância do seu contributo para que empresas e organizações comuniquem de forma envolvente e dinâmica com públicos e mercados.
No final da pós-graduação, os formandos deverão ter desenvolvido as seguintes capacidades:
– Conhecer as especificidades do branding digital e analisar tendências e plataformas digitais;
– Aplicar estratégias de marca em contextos digitais como social media e mobile;
– Desenvolver projetos de digital branding e atividades profissionais especializadas nesta área do design de comunicação.
-
Condições de acesso
As condições de acesso à Pós-Graduação em Digital Branding são fixadas anualmente em Edital específico publicitado na página Estudar (ipca.pt)
-
Estrutura curricular
Sumário do conteúdo programático das unidades curriculares
UC Design de Identidade
A unidade curricular de Design de Identidade pretende capacitar os alunos para o pensamento crítico em comunicação de marca, visando uma compreensão das complexidades inerentes aos sistemas de comunicação e interação em rede na atualidade. Numa metodologia prática e aplicada, explora a visão analítica e contextualizada das dinâmicas do mundo digital no campo do design de identidade e branding digital.
UC Storytelling em Comunicação de Marca
A unidade curricular de Storytelling em Comunicação de Marca desenvolverá a capacidade das marcas comunicarem, como estruturas narrativas e imagéticas, com técnicas de criatividade que assentam em exercícios de produção textual e visual de novas expressividades ligadas ao branding, para que compreendam, reflitam e explicitem os procedimentos utilizados.
UC Motion Design
A unidade curricular de Motion Design tem o seu foco no desenvolvimento de projeto nas áreas da criação de motion design para diversos suportes e redes sociais aplicados ao branding digital, nomeadamente o desenvolvimento criativo para áreas comerciais, sociais ou culturais.
UC Moving Brands
A unidade curricular de Moving Brands foca o trabalho aplicado no desenvolvimento de motion design nas áreas da criação e animação de branding e grafismo para marca, nomeadamente identidades gráficas digitais e audiovisuais desde a sua criação à aplicação dinâmica em diferentes plataformas de comunicação e contextos digitais, como social media e mobile.
UC Projeto em Digital Branding
Na unidade curricular de Projeto em Digital Branding faz-se uso das diversas aprendizagens adquiridas ao longo do curso, permitindo ao estudante o desenvolvimento de um projeto que ponha em prática, de forma transversal, as ferramentas e os processos de branding digital aplicados aos seus interesses, quer em contextos comerciais, organizacionais ou empreendedor.
AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)
-
Mais informações
Instituição de ensino: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Unidade orgânica: Escola Superior de Design
Diploma: Pós-graduado
Curso: Digital Branding
Área científica predominante: Design de Comunicação
Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário
à obtenção do certificado de pós-graduação: 30
Duração normal do curso: 1 semestre
N.º de vagas: 20 a 25
Regime funcionamento: regime b-learning (presencial nas instalações da ESD e online) em horário pós-laboral
Para mais informações contactar esd@ipca.pt