Ir para o conteúdo principal

Os cinco estudantes com as melhores notas de entrada no IPCA escolhem o IPCA como primeira opção

O que têm em comum Mariana Campos, Tomás Oliveira, Miguel Vila Cova, Tomás Soares e Leonor Moreira? Tal como 89% dos novos colocados no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) através do Concurso Nacional de Acesso (CNA), escolheram esta instituição em primeira opção.

São cinco histórias diferentes, de estudantes que sobressaem pelo registo de notas mais altas de cada escola no IPCA, mas todas com o mesmo ponto de partida: a confiança numa instituição de ensino superior que se tem afirmado pela qualidade, proximidade e prestígio dos seus cursos.

 

Mariana Campos, 18 anos – Design Gráfico (191,5 valores)

Natural de Barcelos e ex-aluna da Escola Secundária de Barcelos, Mariana foi a estudante com a média mais alta a ingressar no IPCA. A escolha pelo curso de Design Gráfico deveu-se ao prestígio da instituição e também ao facto de o IPCA ser uma das poucas escolas no país a oferecer esta licenciatura. O conselho dos pais e a experiência positiva de uma amiga que já frequenta o curso foram decisivos.
“Já visitei o Campus e a Escola Superior de Design. Estou muito animada e tenho a certeza de que nunca me vou sentir sozinha”, afirma. Para além da paixão pelo desenho, Mariana gosta de videojogos, de ir ao ginásio e define-se como responsável e dedicada.

 

Tomás Oliveira, 25 anos – Engenharia de Sistemas Informáticos (189,5 valores)

Bracarense, antigo aluno da Escola Secundária D. Maria II, Tomás regressa agora ao ensino superior em regime pós-laboral. Trabalhador na área de atendimento e gestão de stocks, decidiu mudar de rumo académico depois de uma experiência anterior pouco motivadora.
Com familiares ligados ao setor das Tecnologias de Informação, encontrou no IPCA a oportunidade certa. “Acho que vai correr bem e quero terminar o curso, conhecer novos colegas e ganhar bases sólidas para o futuro”, refere.

 

Miguel Vila Cova, 19 anos – Gestão de Empresas (186,3 valores)

Natural da Póvoa de Varzim e atleta da equipa sénior do Varzim Sport Club, Miguel tenta agora conciliar a carreira desportiva com os estudos no IPCA. Depois de uma primeira tentativa no ensino superior, optou agora pela licenciatura em Gestão de Empresas, no regime pós-laboral.
“O IPCA mostrou-me ser uma instituição que se preocupa com os estudantes. O meu pai estudou aqui e sempre me falou muito bem da experiência”, explica. Para Miguel, o curso será a base de segurança num futuro em que o futebol pode ser incerto.

 

Tomás Soares, 20 anos – Desporto (178,8 valores)

Aluno da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, Tomás decidiu trocar a área das engenharias pela paixão pelo desporto. Comunicador nato, esteve dividido entre Desporto e Ciências da Comunicação, mas acabou por escolher o primeiro.
Escuteiro desde 2018 já praticou artes marciais, karaté mas agora foca-se no ginásio.

Vê no IPCA a oportunidade de crescer e até de participar em programas de mobilidade internacional: “Gosto imenso de viajar, quero fazer Erasmus e explorar novas culturas.”

 

Leonor Moreira, 18 anos – Gestão Hoteleira (164 valores)

De Matosinhos e formada no Balleteatro Escola Profissional, Leonor cresceu entre a música, a dança e os negócios da família, ligados ao catering e restauração. Foi online que encontrou o IPCA, uma instituição ideal para se especializar em Gestão Hoteleira.
“Quero aprender coisas novas e acredito que as mudanças trazem sempre bons ensinamentos. Toda a gente diz que o ensino superior é a melhor fase da vida e estou pronta para viver essa experiência”, partilha

 

Na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), 483 dos 550 novos estudantes colocaram o IPCA como 1.ª opção — um sinal claro da confiança e preferência pela instituição. A 2.ª fase do concurso decorre entre 25 de agosto e 3 de setembro.

 

Matrículas online com apoio personalizado

As matrículas dos novos estudantes do IPCA realizam-se exclusivamente online, entre 25 e 28 de agosto. Para garantir um processo simples e eficiente, a instituição disponibiliza uma página para o efeito bem como o e-mail matriculas@ipca.pt, para esclarecer dúvidas e apoiar os candidatos.

 

Welcome IPCA: acolhimento aos novos estudantes a 15 e 16 de setembro

O início do ano letivo será assinalado com o WelcomeIPCA, nos dias 15 e 16 de setembro, numa organização conjunta com a Associação Académica do IPCA (AAIPCA). O programa inclui atividades de integração, como a receção com diretores de escola e de curso, dinâmicas de grupo com os novos estudantes com a participação dos diferentes serviços e unidades do IPCA e um piquenique no Campus para uma imersão completa. A celebração termina no dia seguinte, onde os estudantes vão conhecer a cidade que os acolhe e o curso que escolheram com as atividades: “Liga-te à Tua Nova Cidade” e “À Descoberta do Teu Curso”.

No dia 30 de setembro, haverá, ainda, no Campus, espaço para receber todos os novos estudantes de licenciatura (1ª e 2ª fase, assim como estudantes internacionais) e os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais. A diversão será garantida, sendo que depois da receção institucional e da recolha do Welcome Kit está programado um Mega Arraial e uma tarde de jogos divertida. As atividades são replicadas em horário laboral e pós-laboral.