Este trabalho conjunto promete iniciativas criativas e novidades que irão marcar o próximo ano letivo.
E se o design não fosse apenas forma e função, mas também empatia, escuta e compromisso?
Foi com esta pergunta em mente que os Professores Suzana Dias e Manuel Granja lançaram um desafio às turmas de 1º ano de Design Gráfico (diurno e pós-laboral), no âmbito da Unidade Curricular de Metodologia do Design Gráfico I: repensar a comunicação do Programa de Mentoria/Tutoria InIPCA. Um desafio que nasce de uma necessidade real identificada pelo NPSRA.
Partindo da ideia e assente numa abordagem de Design Thinking e Codesign, que promove empatia, colaboração e decisões informadas, os estudantes envolveram-se na compreensão do problema, construíram e aplicaram um inquérito ao público-alvo, o qual contou com orientação e revisão final da Professora da Escola Superior de Tecnologia, Estela Vilhena. Em pouco mais de três dias foram recolhidas mais de 100 respostas, com a colaboração de docentes das seis escolas do IPCA e da Associação Académica.
A partir da análise dos dados, os estudantes definiram personas, mapearam necessidades e desenvolveram diversas propostas visuais, desde desdobráveis, kits de Boas-Vindas, conteúdos e stories para o Instagram, sempre de forma alinhada com a identidade e os objetivos do Programa InIPCA.
Este projeto reforça a importância de integrar problemas reais no ensino do Design, permitindo aos estudantes aprender com impacto, criar com propósito e colaborar com sentido. Aliás, alguns destes estudantes encontram-se atualmente a colaborar voluntariamente com o NPSRA na preparação dos elementos de divulgação do InIPCA para o arranque do próximo ano letivo 2025/2026. Podemos contar com algumas novidades surpreendentes.
Parabéns aos nossos estudantes e um agradecimento especial a todas as pessoas e estruturas que tornaram esta experiência possível, bem como aos docentes Suzana Dias e Manuel Granja responsáveis pela tutoria do projeto.