Casa Cheia no Acolhimento aos Estudantes de Mestrado do IPCA

A “Felicidade e o Sucesso no Trabalho” foi o mote para uma manhã inspiradora para receber os estudantes que estão a iniciar um curso de mestrado ou de mestrado profissional no IPCA.

A Sessão de Abertura dos Mestrados decorreu esta manhã, no Campus do IPCA, em Barcelos, com casa cheia, numa sessão que foi também transmitida online.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, recebeu os novos estudantes com palavras de incentivo e de “reconhecimento pelo enorme esforço pessoal e profissional que, naturalmente, vão despender ao longo do curso”, lembrando que nunca estarão sozinhos e que toda a Comunidade Académica estará disponível para os apoiar.

Marta Leite Castro, cara bem conhecida da televisão como apresentadora de programas de entretenimento e, desde há alguns anos, relacionados com sucessos empresariais, como “Network Negócios”, “Pitch” e “Marcas com História”, apresentou o tema “Inovação Pessoal, o caminho para a transformação”. A partir do seu próprio exemplo e de como as suas escolhas académicas, pessoais e empresariais foram moldando o caminho para atingir os resultados a que se propôs, Marta Leite Castro inspirou os presentes a tomarem decisões conscientes para atingirem os seus objetivos.

A sessão continuou com a intervenção da Vereadora da Educação e da Juventude do Município de Barcelos, Mariana Carvalho, que, sendo também professora do IPCA lembrou a plateia de que esta é uma instituição com uma identidade muito própria, muito focada nos estudantes e no seu bem-estar, localizada numa cidade, Barcelos, “que muito se orgulha dos milhares de estudantes e diplomados que recebe”.

A fechar, Ricardo Costa, Chairman do Grupo Bernardo da Costa, e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa” revelou as dificuldades por que passou quando, em 2017, criou o Departamento da Felicidade na sua empresa, o primeiro de que há registo no país. Fê-lo não por uma questão de moda ou de status, mas sim porque objetivamente traz resultados a nível de gestão financeira das empresas. Trabalhadores felizes são mais produtivos e isso traduz-se em ganhos substanciais para as empresas.

São 650 os novos estudantes de mestrado que o IPCA recebe este ano, em cursos a funcionar em regimes diurno, pós-laboral e b-learning, adaptados às necessidades dos mestrandos e das empresas, nas áreas da gestão, tecnologia, design, marketing e turismo.