“Bordando o Design – os Lenços de Namorados”

Exposição dos alunos do IPCA em parceria com a Aliança Artesanal (Vila Verde)

Como revitalizar os icónicos Lenços de Namorados para as novas gerações?

De que forma o design gráfico pode ajudar a preservar esta tradição e fortalecer os vínculos entre os jovens e a identidade cultural?

Organizada pelos docentes Suzana Dias e Manuel Granja, esta exposição apresenta 20 cartazes, entre outros elementos, resultantes do trabalho criativo dos alunos do 1.º ano do curso de Design Gráfico, na unidade curricular de Metodologia do Design Gráfico II.

O desafio central? Descobrir como atrair jovens e aproximá-los das histórias e tradições culturais, através de uma campanha de comunicação. Mais do que simples peças visuais, os alunos foram incentivados a explorar o papel do designer como agente de mudança, com o poder de transformar e enriquecer a sociedade. O design, neste contexto, torna-se o meio ideal para dar vida a esta causa, estabelecendo um diálogo criativo, envolvente e pedagógico.

Exposição patente de 12 a 31 outubro 2024.

Local: Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Vila Verde

Inauguração: 15h, 12 de outubro de 2024