Laboratório de Desenvolvimento do Produto

O Laboratório de Desenvolvimento do Produto é um espaço de trabalho prático e laboratorial da Escola Superior de Design.

Na formação do design industrial, o laboratório é um espaço importante para cultivar o espírito inovador, a capacidade prática e criativa dos estudantes. Este espaço foi criado para apoiar estudantes, docentes e investigadores no desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente no âmbito de unidades curriculares das licenciaturas, mestrados e apoio a projetos de investigação.

Sendo um laboratório de apoio ao desenvolvimento de produto, tem à disposição ferramentas digitais destinadas a prototipagem rápida, que para além do apoio à comunidade académica, o espaço presta ainda alguns serviços ao exterior.

Todos os trabalhos realizados no espaço são supervisionados pelos docentes ou técnico do espaço.

O Laboratório está equipado com ferramentas que possibilitam a realização dos seguintes serviços:

• Impressão 3D: Equipado com sete impressoras 3D com capacidade para impressão de protótipos em polímeros rígidos ou flexíveis, resinas de alta-definição com suportes solúveis e compósitos cerâmicos.
  • Corte Laser: Plataforma de corte a laser (620mmX440mm) para variados materiais.
  • Fresagem CNC: Disponibilizamos de dois routers CNC, um desktop para pequenos trabalhos (200mm X150mm)  e um de grandes dimensões (3000mm X 2000mm).
  • Termoformagem a vácuo: Possibilita o desenvolvimento de objetos tridimensionais em chapas termoplásticas com dimensões até (480mm X430mm).

O Laboratório disponibiliza, ainda, um conjunto de outras ferramentas de apoio a alguns trabalhos de eletrónica, scanerização 3D, medição de pressão táctil, dobragem de acrílico, corte manual de ESP por fio quente, retificação, entre outros.