WOC – Workshop em Design de Olaria e Cerâmica

O sector cerâmico é bastante presente no nosso quotidiano e apresenta constante necessidade de respostas ao desenvolvimento social, económico e cultural, para satisfazer os valores e necessidades de forma adequada e atualizada.

O enquadramento geográfico da Escola Superior de Design, assim como a experiência da criação e implementação dos cursos Superiores em Design Industrial, e trabalhos desenvolvidos ao nível do Design de Produto, proporcionaram diversas interações entre o ensino e a indústria do sector.

Ciente das necessidades desta área e em articulação com a Câmara Municipal de Barcelos e o Museu de Olaria, a Escola Superior de Design do IPCA  idealizou e um workshop de capacitação na área do design de produtos de olaria e cerâmica, integrado no Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do Programa Norte 2020, que procura a inclusão social  através da integração e interação de diversos públicos com base em metodologias projetuais contemporâneas.

O WOC é um workshop que tem um total de 160 horas, repartidas em 8 acções de índole, teórica, teórica-prática e oficinal/laboratorial.

  • O WOC – Workshop em Design de Olaria e Cerâmica é orientado para a capacitação e especialização que visa dotar os participantes de conhecimentos e competências no âmbito do sistema de produção do sector cerâmico e da importância do Design enquanto contributo para o crescimento do sector, os meios tecnológicos e os processos de fabrico para a produção dirigida aos vários tipos de consumidor.

    Após a conclusão dos 8 módulos do workshop os participantes deverão ter desenvolvido as seguintes capacidades:

    » conceber e aplicar o processo de planeamento e desenvolvimento de produtos de olaria e cerâmica de acordo com um programa definido;

    » compreender os principais processos de produção e manipulação de pastas cerâmicas e aplicação de acabamento, explorando os processos de construção de moldes e seu enchimento, roda de oleiro e lastra.

    » avaliar, relacionar e aplicar o conhecimento geral em Design de produtos cerâmicos e de olaria para apresentar soluções a propostas concretas;

    » desenvolver projetos de cerâmica, olaria e atividades especializadas no sector.

     

  • Na perspetiva da inclusão pela interação e integração, este workshop destina-se a um público misto.

    Por um lado, a grupos e/ou pessoas em situação social vulnerável ou particular dificuldade de inclusão social da região, em particular do Município de Barcelos, por outro lado os que procuram obtenção de conhecimento na área do design relacionado com a olaria e a cerâmica, para a sua atividade profissional ou integração no mundo de trabalho, nomeadamente das áreas: Designers de produto; Designers Industriais; Designers Gráfico; Artistas plásticos; Arquitectos.

    Destina-se, também, a pessoas com formação noutros domínios que pretendam obter conhecimentos na área que esta contempla, como mais-valia ao enriquecimento pessoal e profissional.

  • » Vagas

    Sem Vagas

    » Período de Candidaturas

    Sem período definido

    » Processo de candidatura

    A candidatura é instruída com os seguintes elementos, sendo o formato preferencial de gravação o Portable Drive Format (.pdf):

    • Formulário de candidatura, disponível  AQUI e na Receção da Escola Superior de Design;
    • Declaração de identificação, disponível  AQUI  E na Receção da Escola Superior de Design;
    • Carta de motivação;
    • Um exemplar do curriculum do/a candidato/a, o qual deverá discriminar, separadamente, as componentes: habilitacionais, profissionais, científicas e de formação contínua;
    • Portfólio digital ou analógico (caso se aplique);
    • Outros documentos que o/a candidato/a entenda relevantes.

    Caso tenha dificuldade em descarregar os documentos para instrução da candidatura, poderá solicitá-los através do e-mail esd@ipca.pt

    A Comissão de Seleção do WOC procederá à seleção e seriação dos candidatos podendo, para o efeito, solicitar ao candidato/a os documentos originais para análise no processo de seleção e ordenação dos candidatos.

    A candidatura é remetida:

    • Por e-mail para esd@ipca.pt, ou
    • Entregue na Receção da ESD, ou
    • Remetida por correio para: Escola Superior de Design, Campus do IPCA Vila Frescaínha, 4750 – 810 Barcelos
      Portugal,

    » Resultados das Candidaturas

     

  • Inscrição isenta  de taxas.

  • O WOC vai  funcionar  em 2 ciclos/edições nas instalações da Escola Superior de Design, no Campus do IPCA em Barcelos. Pontualmente poderão realizar-se sessões nas instalações dos parceiros.

    O 2.º ciclo/edição do WOC funcionará em regime diurno, 2 dias por semana, à quinta e sexta feira com sessões de 8 horas por dia (9-13h e das 14h-18h). Um dos módulos/ação será realizada aos sábados de manhã (9-13h).

     

    » Cronograma 

  • Para mais obter mais informações contacte-nos através do endereço de email esd@ipca.pt