Showcase 1.19,LIGHTS ON ME, MYSELF AND I

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico Superior Profissional em Design de Calçado juntamente com os estudantes do 2º ano da Licenciatura em Design Industrial do IPCA/ESD têm expostas as suas principais criações na showcase 1.19, que está patente na Loja 6 da Rua Paio Galvão em Guimarães, até 29 de junho.

Esta showcase pretende divulgar os resultados obtidos ao longo do primeiro semestre do corrente ano letivo e é composta por protótipos físicos de calçado e luminárias LED totalmente concebidos por estes estudantes, desde a idealização, desenvolvimento e  prototipagem dos diferentes modelos. Esta showcase é composta por três momentos aos longo do período expositivo, sendo cada um desses momento composto por quatro modelos de calçado e três modelos de luminárias.

O que oferece de novo?

Lights on me, myself and I, é um processo de síntese, um olhar para dentro, uma demanda individual do “Eu” estético e consumidor. Uma viagem que procurou iluminar as particularidades de cada aluno, traduzindo-as em modelos de calçado que comuniquem a unicidade de cada personagem real, e, por soma das partes, a diversidade do colectivo.
No início, o estabelecer de características individuais foi o desafio mais difícil de ultrapassar, considerando a juventude da plateia, e a dificuldade do desafio, mas pouco a pouco foram subindo ao palco as mais variadas personagens, e cada foco de luz foi sendo
aberto à medida que cada um ganhava confiança.
Para ajudar a iluminar a descoberta de cada personalidade e de cada modelo os alunos do segundo ano do curso de design industrial projetaram algumas luminárias que dão luz aos modelos de calçado aqui apresentados.
O desenvolvimento foi uma aventura de avanços e recuos, consoante a vontade e a realidade se sobrepunham. No final, foi possível apresentar 20 coleções, com 3 linhas cada uma, e 20 modelos de calçado, onde cada modelo ilustra tanto o percurso, como o
indivíduo singular que o percorreu.

Vista geral da showcase na fachada
nascente do antigo mercado de Guimarães