Palestra sobre “design de autor” e “arte e design”, 10 fevereiro no A1 da ESG

Encerramento do ciclo de palestras no âmbito da 8.ª edição do mestrado em Design e Desenvolvimento do Produto, com os oradores convidados Martinho Pita e Ana Rita António.

MARTINHO PITA

Lisboa, Portugal, 1981

Martinho Pita é um Criativo residente em Lisboa.
Licenciado em Arquitectura e Artes pela ECA (Edinburgh College of Art) em 2007, trabalhou em vários ateliers de arquitectura como Aires Mateus (Lisboa) e Joao Pedro Falcão de Campos (Lisboa).
Em 2009 viajou para a India para trabalhar com os Urbanouveau* e a ONG Sparcindia no desenvolvimento e implementação da “Incremental Housing Strategy” nas favelas de Yerawada, Pune e em 2010 juntou-se ao atelier de arquitectura MVRDV, em Roterdão, e trabalhou juntamente com os Urbanouveau* no projecto “Connecting-Stockholm” em Estocolmo.
Durante 2011 voltou a Lisboa para trabalhar em mais um projecto com os Urbanouveau* chamado TISA (The Informal School of Architecture) juntamente com 50 alunos multidisciplinares na Cova do Vapor, uma das últimas aldeias piscatórias na região de Lisboa.

Actualmente a viver em Lisboa, criou o Martinho Pita Studio, um atelier de carácter multidisciplinar que trabalha tanto a solo como em colaboração nas diferentes areas artisticas, design produto, arquitectura e implementação de estratégias sociais. Os seus trabalhos retratam uma expressiva combinação entre tradição, inovação e paixão.

“Bichos” é a sua primeira aventura no mundo do design de produto e fizeram parte de exposições como “Futur Archaique” (D’ Days) de Yves Mirand – Paris, “100% design” – Londres e foi escolhido para os Talents 2014 na Ambiente Messe – Frankfurt, entre outras.

ANA RITA ANTÓNIO

Ana Rita Antonio (1980), original de Leiria, vive e trabalha em Bergen (Noruega) desde 2002.

Ana foi criada numa família de classe trabalhadora, onde a aprendizagem através do “fazer“ por meios de produção limitados fundamentados pelo enquadramento económico se tornaram determinantes no que mais tarde veio definir a sua expressão como artista e designer.

Ana R. António concluiu o mestrado em Artes Plásticas através  Academia Nacional Belas Artes de Bergen, Noruega (2006) e posteriormente licencia-se em Design Lad da Rietveld Academy, Amsterdam (2011) .

Tanto a sua formação educacional como a cultura onde cresceu se tornaram fatores determinantes nas suas propostas de trabalho. Com o projeto “the poetics of miss understanding” Ana apresenta uma metodologia na resolução de problemas que explora e se inspira numa condição sobejamente tuga, conhecida como espírito do desenrasca (quick-fixing). Apresentando propostas desenvolvidas a partir de enunciados que manifestam soluções provisórias de forma ilimitada com componentes disponíveis num determinado tempo e local. – Entre elas encontra-se a serie fotográfica “ 14 ways of replacing a table leg” (2014) e  a instalação “Evolutionary thinking at the camping site” (2015).

Desde 2006, Ana expõe regularmente em instituições nacionais e internacionais, entre elas destaca-se o Museu Chiado (2004), Museu Nacional de Arte Antiga (2004),  Bergen Kunsthall (2006), MUDAM  LX (2014) ,Kunstershus (Oslo, 2015) e Kunsthall Charlottenborg (2016). Recentemente, expôs  individualmente em Akershus kunstsenter (2017), Kunstbanken, Hamar (2017), Baerum Kunsthall (2018). Encontra-se atualmente a trabalhar na produção das exposições para House of Foundation (2018) e Círculo Sede, Coimbra, PT (2018).

Ana trabalha desde 2016 como professora convidada no curso de Design na KiOA (Oslo).