Exposição “Convergências, divergência e paralelismos: Olaria Regional da Sub-região do Cávado”

A exposição vai estar patente até 31 de Dezembro de 2018.

No passado dia 29 de Setembro, no Museu de Olaria de Barcelos, foi inaugurada a exposição “Convergências, divergência e paralelismos: Olaria Regional da Sub-região do Cávado,” que para além dos designers e artesãos que desenvolveram propostas de cerâmica utilitária, contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, a Directora do Museu de Olaria e a Directora da Escola Superior de Design (IPCA).

O resultado apresentado enquadra-se numa investigação realizada no âmbito do Mestrado em Design e Desenvolvimento do Produto da Escola Superior de Design (IPCA), onde a proximidade possibilitada com o Museu de Olaria foi essencial.  As peças apresentadas baseiam-se na olaria tradicional da região e projecam o seu enquadramento na sociedade e hábitos contemporâneos, incorporando o saber-fazer e as técnicas tradicionais dos artesãos locais.

Durante este processo, consolidou-se uma rede passível de implementar estas abordagens, sendo de relevar a disponibilidade e motivação dos artesãos, o potencial positivo da colaboração institucional, bem como o valor efetivo a nível comercial e cultural da conformação destas peças numa marca ou linha de produtos que, através do design, posicione de forma distinta a olaria de Barcelos em Portugal e no Mundo.