Estudar no IPCA/ESD

Terminaste o ensino secundário e não sabes onde estudar! É Trabalhador e pretende investir na sua formação! Venha conhecer-nos. O IPCA tem um variado leque de oferta formativa: Licenciaturas, CTeSP, pós-graduações, mestrados e cursos de curta duração.

Missão, Visão e Valores

Assente em valores de ética, responsabilidade, proximidade e rigor, transparência, criatividade e inovação, o IPCA é hoje reconhecido pela excelência e qualidade do seu ensino e pelos resultados alcançado na investigação aplicada.

A missão define o que faz a nossa organização e identifica o papel da instituição no contexto em que está inserida. É missão do IPCA:

“Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estimular a criação cultural, a investigação e pesquisa aplicadas e fomentar o pensamento reflexivo e humanista. Inserido no espaço europeu de ensino superior, proporciona áreas de conhecimento para o exercício de atividades profissionais atrativas no plano nacional e internacional, promovendo a mobilidade, a empregabilidade e as relações de reciprocidade com a comunidade”.

O Campus

O campus do IPCA em Barcelos integra, atualmente, todas as unidades orgânicas, nomeadamente os serviços centrais, os serviços de ação de social e as quatro escolas: (1) a Escola Superior de Gestão (ESG), criada em 1996, (2) a Escola Superior de Tecnologia (EST) criada em 2004, (3) a Escola Superior de Design (ESD) criada em 2015 e (4) a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) criada em 2017.

A Formação

Vocacionado para o ensino prático e laboratorial e para a investigação aplicada e com um corpo docente jovem, em constante formação, criam-se condições para a concretização de atividades transversais e específicas, permitindo aos estudantes experimentar, testar e produzir de forma acompanhada pelos professores.

As turmas de Design são turmas pequenas que permitem aos Professores acompanhar constantemente a aprendizagem dos estudantes. Os Professores conhecem os nomes dos estudantes e preocupam-se com o seu rendimento escolar.  Proporcionar aos estudantes o contato com objetos reais, é proporcionar uma mas metodologias de aprendizagem artística mais enriquecedoras: a observação de arte é a fonte mais importante da inspiração artística; tudo o que se aprende com o uso de objetos autênticos é absorvido mais facilmente, com maior entusiasmo e é lembrado por muito tempo. Esta é a formação privilegiada na ESD.

Um Politécnico jovem, gerador de ideias, que incute aos seus estudantes e professores a noção de que o esforço e o saber fazer bem, tornam o seu projeto formativo e cientifico uma referência no ensino politécnico em Portugal.

A praxe

A praxe no IPCA tem por objetivo integrar os novos estudantes, é por isso, muito bem organizada e supervisionada e quem não gosta não vai. Ninguém é excluído por não ir e ninguém é beneficiado por ir.

Localização

Barcelos é uma cidade relativamente pequena, em que se consegue ir caminhando a qualquer lugar. É  rico em beleza e paisagens naturais proporcionado pela curiosa reunião entre o Cávado e o território que ladeia as suas margens. Terra do “Galo” possui uma identidade cultural e etnológica muito forte decorrente da variedade de artes e ofícios, dos quais se destaca a olaria.