5 anos de Escola Superior de Design do IPCA

A Escola Superior de Design está de parabéns, completa hoje 5 anos de existência! Celebramos juntos com a distância que o momento nos impõe!

No dia 4 de Julho de 2015, por Despacho do Presidente do IPCA Professor Doutor João Carvalho, entra em funcionamento a Escola Superior de Design, tendo sido previamente autorizada a sua criação no dia 15 de Junho de 2015, pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Professor Doutor José Ferreira Gomes.

A ESD nasce do reconhecimento da necessidade de autonomização da área de Design em 2015, emergindo do Departamento de Design da Escola Superior de Tecnologia. Design no IPCA tem quinze anos, a ESD faz cinco anos. Inscrevemos o Design IPCA na história recente desta atividade multidisciplinar, com uma equipa bem preparada e dedicada a quem devemos reconhecer e enaltecer o trabalho dos últimos anos. Professores e Funcionários da escola são corpo ativo e interventivo, mas as escolas são os seus Estudantes, é por elas e por eles que existimos, são elas e eles que transportam o conhecimento adquirido para o mercado de trabalho, é a elas e a eles que devemos também dar os parabéns.

A ESD vem cumprindo os seus objetivos ao longo dos anos: é uma escola internacional, mas quer ter mais parcerias, mobilidades e projetos conjuntos; tem ótimos laboratórios e oficinas, mas  terá um edifício definitivo em breve no centro da cidade de Barcelos em colaboração com o Município; os seus estudantes são premiados em concursos nacionais e internacionais, mas sabemos que podemos ir ainda mais longe; a ESD faz investigação, sendo que a maior parte dos seus professores e investigadores pertencem ao ID+, Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, em consórcio com a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto, recentemente avaliado pela Fundação da Ciência e Tecnologia com Muito Bom.

A ESD está no mapa da excelência do Design em Portugal, prova-o a elevada procura pela nossa formação e pelos nossos diplomados. A ESD é parceira dos municípios e instituições públicas e privadas da sua região, colaborando ativamente com todos, destacando-se as participações nas candidaturas de Barcelos e Braga a cidades criativas da UNESCO ou a colaboração em eventos como o Green Festival, o BANG, o Festival de Cinema Ymotion, a Bienal de Ilustração de Guimarães, o Braga em Risco, entre tantos outros. A ESD coloca Estudantes de mestrado e Alumni em entidades e empresas tão relevantes como o INL, o PIEP, a DST Bysteel, Salvador Caetano ou a Valérius entre outras.

A ESD é reconhecida e reconhece os seus parceiros: da indústria às indústrias criativas; das empresas e mercado à cultura.

A ESD organiza eventos de relevância que marcam a sua posição no ensino do Design em Portugal como o Dia D, o Let’s take a DIP na área do produto; o D3 Design Digital Day, ou o DOCE na área do Desenho; a ESD tem duas conferências internacionais em áreas relevantes reconhecidas pelos pares – a CONFIA (International Conference on Illustration and Animation) e a DIGICOM (International Conference on Design and Digital Communication). Assim como vem participando ativamente na BID (Bienal Ibero Americana de Design).

A ESD é versátil e tem Estudantes, Alumni, Professores e Funcionários que celebram cinco anos de partilha, conquistas e desafios superados, mas ansiosos pelo futuro, que temos a certeza, vai ser ainda melhor.

Celebramos com o distanciamento físico que o momento nos impõe, mas com a proximidade afetiva que nos caracteriza.

Acedam ao vídeo realizado pela ESD para a comemoração dos nossos 5 anos.

Somos Design IPCA, somos a ESD.

Obrigada a todos!

Paula Tavares