Nuno Martins



Departamento
Comunicação e Arte
Email
Escola
Escola Superior de Design
Categoria
Professor Adjunto
Grau
Doutoramento
Designação do Grau
Media Digitais
Instituição que confere o Grau
Universidade do Porto
Título da tese
Os Media Participativos on-line na luta contra o Cancro: O trabalho de comunicação de cidadãos e instituições.
Data Conclusão
2013

Centros de investigação

  • ID+, Instituto de Investigação em Design Media e Cultura
Currículo Resumido
Nuno Martins (1979, Porto) é doutorado em Media Digitais (2013) pela Universidade do Porto, tendo sido bolseiro de Doutoramento do Programa UT Austin-Portugal da Fundação para a Ciência e Tecnologia; Mestre em Arte Multimédia (2007) e licenciado em Design Comunicação (2003) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2002, durante a licenciatura, foi bolseiro do Programa Socrates/Erasmus, tendo estudado na Willem de Kooning Academy - Hogeschool Rotterdam, na Holanda.

�? Professor Adjunto na Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA); Diretor do Mestrado em Design Digital; Diretor da Licenciatura em Design Gráfico; e Coordenador do Área Disciplinar de Design de Comunicação. Lecciona desde 2008 no IPCA nos cursos de licenciatura em Design Gráfico e do Mestrado em Design Digital; e foi também docente no Mestrado de Design da Imagem na FBAUP (2009/2010) e na Licenciatura de Tecnologias de Comunicação Multimédia no ISMAI (2005/2006). Para além da atividade de docente, é Investigador Integrado do ID+ (Instituto de Investigação em Design Media e Cultura), participando regularmente em conferências e publicações científicas internacionais na área do Design de Comunicação.

Foi várias vezes premiado, destacando-se os seguintes prémios: 2 Graphis Gold Award (2015 e 2014, EUA); Graphis Silver Award (2014, EUA); 1.º prémio - Mascote do Oceanário de Lisboa (em co-autoria com Pedro Teixeira); 1.º prémio - Mascote do Pavilhão da Água do Porto; 1.º prémio - Logótipo da Porto Digital;
1.º Prémio �??Vencedor On-line�?� no concurso Webdesign 2004, promovido pelo ESTAL; e 1.º Prémio no Concurso �??Papies 2006�?� (categoria �??Papies da Internet�?�).

Alguns dos seus projetos constam em mais de duas dezenas de livros de Design de Comunicação, editados em Hong Kong, Alemanha, Espanha, EUA, Áustria, Holanda, França, China e Reino Unido.
Interesses de investigação
Media Digitais
Design de Identidade
Design de Comunicação