Carla Suzana Correia de Assunção Dias
Departamento
Comunicação e Arte
Email
Escola
Escola Superior de Design
Categoria
Professor Adjunto
Grau
Doutoramento
Designação do Grau
Arte e Design
Instituição que confere o Grau
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Título da tese
Design como Processo_uma reflexão sobre a dimensão lúdica, participativa e relacional para o design contemporâneo
Data Conclusão
07, Setembro 2015
Centros de investigação
- CAOS_ID+
Link ORCID
Currículo Resumido
Suzana Dias (Angola, 1973), é licenciada em Design Gráfico e expande a sua formação para a área da multimédia com o mestrado em Som e Imagem. Conclui o doutoramento em 2015, em Arte e Design, com a tese intitulada: �??Design como Processo, uma reflexão sobre a dimensão lúdica, participativa e relacional para o design contemporâneo�?�. A sua área de investigação foca a importância dos aspetos imateriais do design, como o design de experiência, o design thinking e o design no contexto educativo.
�? coautora e designer do manual de Teoria do Design �?? Desígnio vol. 1 e vol. 2 �?? editado pela Porto Editora em 2001, com uma adoção nacional da sua primeira edição superior a 90%. Trabalhou como freelancer em design gráfico, destacando-se, de 1996 a 2000, a colaboração com a Porto Editora, na área de design editorial. De 1998 a 2004, é selecionada em diversos concursos nas áreas do design gráfico e digital.
Deu início à atividade letiva em 1994, no Ensino Secundário, onde lecionou até 2002 diversas cadeiras da área de Artes Visuais. Desde 2001 até ao presente, leciona no Ensino Superior nas áreas do design e da imagem, igualando a docência de cadeiras teóricas com cadeiras de projeto.
Lecionou nas Licenciaturas Bietápicos em Arte e Comunicação, Fotografia e Cine-vídeo (pré-Bolonha �?? ESAP) e nas Licenciaturas em Design e Comunicação Multimédia (pós-Bolonha �?? ESAP), Design Gráfico e Design Industrial (IPCA), as seguintes unidades curriculares: Expressão Gráfica; Tecnologias Aplicadas; Laboratório de Comunicação Multimédia; Teoria e História do Design; Design de Comunicação I e II; Teoria da Imagem; Ergonomia e Cor; Cor e Perceção Visual; Estética e Teoria do Design I e II; História e Teoria do Design Industrial I e II; História e Teoria do Design Gráfico I e II.
Possui diversas comunicações e publicações científicas em congressos nacionais e internacionais.
�? coautora e designer do manual de Teoria do Design �?? Desígnio vol. 1 e vol. 2 �?? editado pela Porto Editora em 2001, com uma adoção nacional da sua primeira edição superior a 90%. Trabalhou como freelancer em design gráfico, destacando-se, de 1996 a 2000, a colaboração com a Porto Editora, na área de design editorial. De 1998 a 2004, é selecionada em diversos concursos nas áreas do design gráfico e digital.
Deu início à atividade letiva em 1994, no Ensino Secundário, onde lecionou até 2002 diversas cadeiras da área de Artes Visuais. Desde 2001 até ao presente, leciona no Ensino Superior nas áreas do design e da imagem, igualando a docência de cadeiras teóricas com cadeiras de projeto.
Lecionou nas Licenciaturas Bietápicos em Arte e Comunicação, Fotografia e Cine-vídeo (pré-Bolonha �?? ESAP) e nas Licenciaturas em Design e Comunicação Multimédia (pós-Bolonha �?? ESAP), Design Gráfico e Design Industrial (IPCA), as seguintes unidades curriculares: Expressão Gráfica; Tecnologias Aplicadas; Laboratório de Comunicação Multimédia; Teoria e História do Design; Design de Comunicação I e II; Teoria da Imagem; Ergonomia e Cor; Cor e Perceção Visual; Estética e Teoria do Design I e II; História e Teoria do Design Industrial I e II; História e Teoria do Design Gráfico I e II.
Possui diversas comunicações e publicações científicas em congressos nacionais e internacionais.
Interesses de investigação
Os aspetos imateriais e comunicativos do Design:
- Design de Comunicação;
- Design de Experiência;
- Design Thinking;
Design no contexto educativo:
- Design da Experiência da Aprendizagem
- Design de Comunicação;
- Design de Experiência;
- Design Thinking;
Design no contexto educativo:
- Design da Experiência da Aprendizagem