WOC – Workshop em Design de Olaria e Cerâmica

O sector cerâmico é bastante presente no nosso quotidiano e apresenta constante necessidade de respostas ao desenvolvimento social, económico e cultural, para satisfazer os valores e necessidades de forma adequada e atualizada.

O enquadramento geográfico da Escola Superior de Design, assim como a experiência da criação e implementação dos cursos Superiores em Design Industrial, e trabalhos desenvolvidos ao nível do Design de Produto, proporcionaram diversas interações entre o ensino e a indústria do sector.

Ciente das necessidades desta área e em articulação com a Câmara Municipal de Barcelos e o Museu de Olaria, a Escola Superior de Design do IPCA  idealizou um workshop de capacitação na área do design de produtos de olaria e cerâmica, integrado no programa “Cultura para Todos”, que procura a inclusão quer através da integração e interação de diversos públicos com base em metodologias projetuais contemporâneas.

O WOC é um workshop  que tem um total de 160 horas, repartidas em 8 acções de índole, teórica, teórica-prática e  oficinal/laboratorial.

WOC Promotores

• O WOC – Workshop em Design de Olaria e Cerâmica é orientado para a capacitação e especialização que visa dotar os participantes de conhecimentos e competências no âmbito do sistema de produção do sector cerâmico e da importância do Design enquanto contributo para o crescimento do sector, os meios tecnológicos e os processos de fabrico para a produção dirigida aos vários tipos de consumidor.

Após a conclusão dos 8 módulos do workshop os participantes deverão ter desenvolvido as seguintes capacidades:

»  conceber e aplicar o processo de planeamento e desenvolvimento de produtos de olaria e cerâmica de acordo com um programa definido;

» compreender os principais processos de produção e manipulação de pastas cerâmicas e aplicação de acabamento, explorando os processos de construção de moldes e seu enchimento, roda de oleiro e lastra.

» avaliar, relacionar e aplicar o conhecimento geral em Design de produtos cerâmicos e de olaria para apresentar soluções a propostas concretas;

» desenvolver projetos de cerâmica, olaria e atividades especializadas no sector.

• Na perspetiva da inclusão pela interação e integração, este workshop destina-se a um público misto.

Por um lado, a grupos e/ou pessoas em situação social vulnerável ou particular dificuldade de inclusão social da região de Barcelos, por outro lado os que procuram obtenção de conhecimento na área do design relacionado com a olaria e a cerâmica, para a sua atividade profissional ou integração no mundo de trabalho, nomeadamente das áreas:

• Designers de produto
    • Designers Industriais
    • Designers Gráfico
    • Artistas plásticos
    • Arquitectos

Destina-se também a pessoas com formação noutros domínios que pretendam obter conhecimentos na área que esta contempla, como mais-valia ao enriquecimento pessoal e profissional.

» Vagas

20 Vagas

Das quais reservam-se no mínimo 20% pessoas com perfil social desfavorável e ou residentes no município de Barcelos.

» Período de Candidaturas

Abertas até 13 de novembro de 2021

» Processo de candidatura

A candidatura é instruída com os seguintes elementos, sendo o formato preferencial de gravação o Portable Drive Format (.pdf):

• Formulário de candidatura, disponível  AQUI e na Receção da Escola Superior de Design;
    • Declaração de identificação, disponível  AQUI e na Receção da Escola Superior de Design;
    • Carta de motivação;
    • Um exemplar do curriculum do/a candidato/a, o qual deverá discriminar, separadamente, as componentes: habilitacionais, profissionais, científicas e de formação contínua;
    • Portfólio digital ou analógico (caso se aplique);
    • Outros documentos que o/a candidato/a entenda relevantes.

A Comissão de Seleção do WOC procederá à seleção e seriação dos candidatos podendo, para o efeito, solicitar ao candidato/a os documentos originais para análise no processo de seleção e ordenação dos candidatos.

A candidatura é remetida:

• Por e-mail para esd@ipca.pt, ou
    • Entregue na Receção da ESD, ou
    • Remetida por correio para: Escola Superior de Design, Campus do IPCA Vila Frescaínha, 4750 – 810 Barcelos

» Resultados das Candidaturas

• Inscrição isenta  de taxas e propinas.

•

Os workshops  vão funcionar lugar nas instalações da Escola Superior de Design, no Campus do IPCA em Barcelos. Pontualmente poderão realizar-se sessões nas instalações dos parceiros.

Os módulos do workshop funcionarão em regime diurno, 2 dias por semana em sessões de 4 horas por dia.

•

Para mais obter mais informações contacte-nos através do endereço de email esd@ipca.pt